APV

Material Educativo

Índice


Livretos e Apresentações

Animais em Circos - Apresentação em Power Point, mostrando a realidade dos animais que são escravizados nos circos.Esta apresentação foi baseada em em depoimentos e fotos extraídos de diversos web sites e na campanha " Circo Legal Não Tem Animal", criada pela AILA.

Animais de Tração - Apresentação em Power Point. Muitas vezes, após longos anos de serviços prestados, os eqüinos são abandonados à própria sorte.Saiba o que acontece em algumas metrópoles brasileiras e ajude escrevendo para jornais e denunciando para as autoridades.

Carrocinhas - Apresentação em Power Point que mostra a verdadeira realidade dos Centros de Controle de Zoonoses do Brasil.

Consumo de carnes - Apresentação em Power Point . Saiba como são produzidos o patê de foie gras, a carne de vitela, o frango, e o churrasco que você come. A trajetória dos animais da criação ao abate, até chegarem ao nosso prato.

Farra do Boi -Apresentação em Power Point . A Farra do Boi está proibida pelo STJ - Supremo Tribunal de Justiça, mas até o ano passado o próprio governo de Santa Catarina não se preocupava em coibir o costume. Acabar de vez com a Farra do Boi depende do comprometimento das autoridades e principalmente da mobilização da opinião pública. Muitas pessoas não sabem o que acontece e precisamos informá-las para que o número de protestos aumente ano após ano. Faça download da apresentação em seu computador e repasse-a para o maior número de pessoas possível. Vamos fazer a nossa parte salvar a vida destes animais.

Farra do Boi - Mande apresentação em Flash e conscientize seus amigos da importância de lutarmos contra a Farra do Boi. Se você preferir, faça o download em formato EXE.

Fatos Sobre Sapos - disponível em doc.word e HTML.Total de páginas: 9.Texto educativo elaborado para crianças, abordando o sapo de maneira humanitária. Estabelece-se uma relação afetuosa com o animal e pouco a pouco mostra-se o que o ser humano vem fazendo com a Natureza. Traduzido e adaptado pela APASFA , do original de autoria da ANIMALEARN, intitulado "Frogs Fact Files"

Gibiológico- Gibi elaborado pela bióloga Fabiana Carvalhal, sobre o pássaro beija-flor. Em duas páginas.

O Pacote Rato -disponível em doc.word e HTML. Total de páginas: 9. Texto educativo elaborado para crianças. Nos mesmo moldes do "Fato sobre Sapos", os ratos são mostrados sob o ponto de vista humanitário, do nascimento à vivissecção. Traduzido e adaptado pela APASFA, do original de autoria da ANIMALEARN, intitulado "The Rat Pack".

Pombos, nossos amigos -Apresentação em Flash. Conheça fatos históricos, curiosidades e a contribuição que os pombos vêm dando à nossa civilização. A apresentação foi feita a partir de apostila do Pigeon Watch Project Parte do texto da apresentação pode ser lido, também, em doc. word

Peles - Apresentação em slides power point Os casacos de peles apresentados na televisão transmitem imagem de elegância e riqueza, mas por trás de todo esse “glamour” existe uma indústria sangrenta e impiedosa. Saiba mais sobre os 3 milhões e 500 mil animais que são sacrificados todos os anos em nome da vaidade humana.

Premarin, o Pesadelo da Menopausa - Apresentação em slides power point sobre medicamento feito com urina de éguas grávidas, que pode provocar câncer de útero. Caso seu browser não abra a apresentação, você pode solicitar o arquivo pelo e-mail: premarinc@hotmail.com Disponível em Português e Inglês. Tamanho:
cerca de 1M.

Rinhas - Apresentação em slides power point. Muitos de nós não sabem exatamente o que acontece numa rinha entre 2 animais. Nesta apresentação, fatos e fotos que retratam uma realidade triste, violenta, ilegal e, pior, as rinhas são praticadas por políticos e há cidades brasileiras em que acontecem sob "vistas grossas" das autoridades. Você pode ajudar denunciando.

Rodeios - Apresentação em slides power point. Você acha os rodeios não machucam os animais? Que é exagero das associações? Talvez você seja fã de rodeios. Pare um pouquinho e assista a esta apresentação.Vídeos, fotos e explicações sobre as modalidades de rodeios, talvez o acordem para a verdadeira sina desses animais.

Uma Vida de Elefante - Cartilha educativa sobre animais de circos. Cortesia da PETA - People for the Ethical Treatment of Animals para todas as entidades de proteção e defesa animal. Pode ser reproduzido para fins didáticos por organizações sem fins lucrativos.

Vivissecção e Testes com Animais - Apresentação em slides power point . Certamente você já ouviu falar em empresas que testam em animais e já ouviu muitas pessoas defendendo esses testes, sempre alegando que são necessários para garantir nossa saúde. Nessa apresentação, você vai saber o que se passa dentros de um laboratório de pesquisas e vai poder ver a li sta de empresas que TESTAM e das que NÃO testam em animais.

Textos e Poemas

Os Animais e as Religiões - Teste seus conhecimento sobre como as religiões se posicionam em relação aos animais. Texto da PETA - People for Ethical Treatment of Animals.

Animais para Consumo: O Maior de Todos os Holocaustos - trecho do livro "Gosto Superior- Guia da Alimentação Vegetariana" - sobre um ensaio de Plutarco, discípulo de Pitágoras. Fotos de como os animais vivem antes do abate (foi-gras, vitela, porcos e galinhas)

Bangue-bangue gaúcho: Agora também no Pantanal?- Texto do Biólogo Felipe A. P. L. Costa , sobre caça amadora.

50 Conseqüências Fatais de Experimentos com Animais - milhões de animais são sacrificados e vítimas de experimentos cruéis desnecessários. Veja o quanto a experimentação animal é perigosa para a nossa saúde.

A Conexão: Violência contra Animais x Violência contra Humanos - estudo realizado pela Humane Society of the United States.

Continuaremos a Comer Carne?- Texto publicado pela Revista Time e pela Folha de São Paulo. Considerações sobre o consumo de carne e o meio ambiente.

Crueldade aos Animais Envolve mais que Maltratar Animais Domésticos - Fatos sobre animais criados para abate.

Cuidado para não embarcar na onda dos "102 Dálmatas"- texto do jornalista Kiyomori Mori publicado na Folha de São Paulo, alertando sobre posse responsável de animais que estão na moda.

Desabafo De Um Gato - poema doado à APASFA por Silvia Schmidt.

Dez Coisas que Você Pode Fazer Pelos Animais - Atitudes no dia- a- dia, que podem fazer muita diferença na vida dos animais

novo Especismo - Sobre a moral atual, especista,onde os interesses vitais de um animal nada são perto do nosso mais insignificante interesse.

"Espera" e "Apelo" . Poemas de Ana Cecília Ferri Soares.

Encontrei seu cão - Texto anônimo narrando o destino de um cão abandonado

Escuridão - texto anônimo. Reflexão sobre os cães.

Homens x Animais - Autora: Silvia Schmidt - Fala-se aqui das frases depreciativas que usamos no dia-a-dia, onde fazemos comparações com animais

O Jumento é nosso Irmão - Poema de Luíz Gonzaga

À Mesa - Poema de Augusto dos Anjos

O Movimento Pelos Direitos dos Animais - texto fala sobre como cada um faz parte de um grande movimento e da responsabilidade que temos.

Mudando a Perceção Sobre os Animais - O artigo do Professor Linzey faz parte de uma série sobre "Literatura Teológica" que foi publicada em 97/98 no BTI Newsletter/Mansfield College, Oxford University BTI Newsletter, Volume XXVII, Nro. 28 15/04/1998

Não Violência em Treinamento Cirúrgico - Texto imprescindível para estudantes de Veterinária.

Nosso Poder de Não Praticar o Mal- do livro "A Insustentável Leveza do Ser", de Milan Kundera.

Parar de Comer Carne Muda a Realidade dos Animais de Abatedouros?-Tornar-se vegetariano pode mesmo ajudar a salvar animais? Quantos? O texto aborda também, a criação de bezerros para serem consumidos como "vitela".

Pensamentos - frases famosas sobre direitos dos animais

A Ponte do Arco-Íris - Texto sobre animais que esperam seus donos após a morte

novo Por quê estamos remando contra a corrente? - texto da ativista Michelle Rivera, sobre as dificuldades dos que defendem os animais e sobre a importância de nossa persistência

Posse Responsável - Considerações para quem vai adotar um animal

Quando ajudar se tranforma em colecionar - Quando o desejo de ajudar animais se verte em uma séria condição psiquiátrica

As Quatro Fases - artigo da revista americana Animal Sheltering (edição março / april 2001) do autor Douglas Fakkema sobre as quatro fases que os voluntários da causa animais percorrem desde o fanatismo do início, até a paz de espírito quando percebemos que nosso trabalho está fazendo diferença.

novoRelatos da Vida (ou será da morte?) - texto sobre a exploração animal.

Rodeios - Crueldade ou Diversão?

Rodeios - A Novidade é o Boi - Análise sócio-cultural dos Rodeios no Brasil

Simplesmente Gatos - Crônica de Arthur da Távola

Superpopulação Mata - texto sobre a necessidade da esterilização e alguns mitos que impedem as pessoas de castrar seus animais.Texto Adaptado de "Overpopulation kills" de Teresa D'Amico

Tião, o macaco-criança - Conto para crianças sobre um macaco de circo. Autor: Olegario Schmitt

Tudo Igual - de Cida Sousa - Poema sobre Matadouros

Vira Latas - Poema anônimo

Vinte Dicas de Como Conscientizar o Próximo - Atitudes práticas que podemos tomar para conscientizar outras pessoas sobre o sofrimentos dos animais.

Zoonoses - Sobre a postura dos defensores dos animais diante dos animais domésticos na Saúde Pública. Pela Médica Veterinária Dra. Marlene Nascimento, de Santa Maria, RS

OS ANIMAIS AGRADECEM


Fonte: http://www.apasfa.org/futuro/right.shtml

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious